terça-feira, 28 de abril de 2009

O vírus da gripe suína e o mercado

Não bastassem dados econômicos tão negativos como : falta de crédito, inadimplência em empréstimos pessoais, jurídicos, hipotecas, COLAPSO BANCÁRIO , queda na indústria, atacado, varejo, desemprego e falências, agora tem a gripe suína que está se alastrando e piorando o pânico Global, afetando empresas de deversos setores, como: grãos, ração, turismo, aéreas, saúde, esporte etc...

Os economistas dizem que o surto poderia inviabilizar uma recuperação econômica global, se não for contido.


Agora vejam o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem a dizer sobre o assunto:


"O vírus da gripe suína detectado pela primeira vez no México não pode mais ser contido e os governos agora devem se focar em medidas para mitigar seus efeitos, disse um representante de alto escalão da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A declaração foi feita pelo diretor-geral-assistente da OMS, Keiji Fukuda, no momento em que organização anunciou que estava aumentando seu nível de alerta para 4 - dois níveis abaixo do referente a uma pandemia.

"Com a disseminação do vírus fechar fronteiras ou restringir viagens tem muito pouco efeito na contenção desse vírus", disse Fukuda.

Segundo ele, o aumento no nível de alerta representa "um passo significativo em direção a uma pandemia de gripe", mas ele ressaltou "que uma pandemia não é considerada inevitável".

Nesta terça-feira pela manhã, a OMS confirmou que 73 casos foram diagnosticados no mundo.

Inspetores das Nações Unidas foram para o México examinar relatos de que fazendas industriais de criação de suínos teriam sido a fonte do surto. O número de mortes provavelmente causadas pela doença no país aumentou para 152.

Nesta terça-feira, a Nova Zelândia confirmou ao menos três casos, e Israel, um. EUA, Canadá, Espanha e Reino Unido também confirmaram casos, mas não houve mortes registradas fora do México. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que está acompanhando os casos de 11 pessoas com alguns sintomas da doença. Todas elas tinham feito viagens a áreas afetadas pela gripe suína.

Alerta

A decisão da OMS de aumentar o nível de alerta para 4 - em uma escala que vai até 6 - foi tomada após uma reunião de emergência de especialistas, que foi antecipada em um dia por causa de preocupações com o aumento de casos da gripe pelo mundo.
Escala de alerta de pandemias da OMS

Fase 1: Nenhum vírus circulando entre animais afetando humanos

Fase 2: Vírus de gripe animal causa infecções em humanos e é considerado ameaça potencial de pandemia

Fase 3: Gripe causa casos esporádicos em humanos, mas não há transmissão significativa entre humanos

Fase 4: Verificação de transmissão entre humanos capaz de causar surtos em comunidades; aumento significativo no risco de pandemia

Fase 5: Transmissão entre humanos em pelo menios dois países; forte sinal de pandemia iminente

Fase 6: Vírus se espalha por outro país em outra região; pandemia global em andamento

O nível de alerta grau 4 sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades."

___________________________________________________

É amigos, a situação tá preocupante. Haja coração...

1 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Que isso?!!

Esperar q seja alarme falso, neh?


Bjos querido!