sexta-feira, 17 de abril de 2009

A teoria da reflexividade de George Soros



Terminei de ler o livro do George Soros, "O novo paradigma para os mercados financeiros", e fiquei impressionado com a visão de futuro e de mercado do mesmo. Ele terminou de escrevê-lo em abril de 2008, e muitas das coisas que preveu - a maioria delas - realmente aconteceram, e ainda estão acontecendo, quem tá vivendo a crise sabe disso.

Entretanto, Soros, como em todos os seus livros, vem tentando "vender" uma teoria desenvolvida por sí próprio, que poderia explicar não só os mercados financeiros, mas como muitas outras coisas na vida. Infelizmente, ou não, sua teoria da reflexividade não é bem aceita. Ela, por sí só, é muito complexa, além de quebrar diversos paradigmas com os quais estamos acostumados há anos.

A reflexividade é usada em lógica como relação que um objeto tem consigo mesmo. Soros a usa para descrever uma conexão de duas mãos entre o pensamento dos participantes de uma situação (como os agentes do mercado e autoridades econômicas e reguladoras) e a própria situação de que participam. Situações reflexivas são caracterizadas por falta de correspondência entre os pontos de vista dos agentes e o estado real dos acontecimentos.

Em linhas gerais, nós, os seres humanos, por tomarmos decisões baseadas em nosso conhecimento, que é imperfeito, colocamos um elemento de incerteza no fluxo da informação. Agora, imagine milhares de pessoas fazendo isso ao mesmo tempo. O que obtemos de resposta, é uma indeterminação, que pode não ser percebida no princípio, mas que se revelará no longo prazo. Se esta afirmação é verdadeira a teoria do ponto de equilíbrio e muitas das outras de economia, não poderiam exisistir. O que Soros quer dizer, é que o mercado não pode ser explicado por matemática pura e simples...

Complicado? Bom, também achei... Apesar dos pesares, vale a pena a leitura. O homem realmente é um visionário.

_____________________________________

Uma vez postei sobre o livro "Os magnatas" aqui, e disse que adoraria comprá-lo. Como ando postando pouco, acabei esquecendo de comentar que o ganhei de presente da namorada. Comecei a ler o mesmo ontem e já estou deslumbrando. Em breve farei mais comentários sobre o livro aqui.




Peço desculpas pelo sumiço, mas é que a unidade na qual trabalho está em pré-parada de produção, e a minha vida anda uma loucura.

Um abraço à todos.


0 comentários: